Psicopedagogia

Psicopedagogia

A fundamentação da proposta de trabalho, parte do princípio de que o próprio sujeito ( aluno) seja autor de sua aprendizagem, através de orientação da psicopedagoga que ao intervir nesse processo busca mecanismos que contribuam para que o aprender possibilite a ação dialética e dialógica, levando-o a direcionar a transformação de si mesmo em seu meio escolar, familiar e social.

Defende o enfoque que aproxime-se do papel mais contextual construtivo, a fim de que, torne-se produtivo, com a possibilidade rentável de expor para o meio social certos tipos de trabalhos criativos como atividades de artes em geral, utilizados para tratamento almejando a estimulação da criatividade, coordenação motora ampla e fina, o raciocínio lógico matemático , a memorização, a socialização e autoestima do aprendente ao perceber a apreciação de sua arte, como também para a busca de seus ideais em relação às suas aspirações futuras.

Para o psicopedagogo a montagem de um planejamento tem o objetivo de realizar uma ação de aproximação das situações de aprendizagem que permitam ao aluno vivenciar um processo tanto em relação ao que foi planejado quanto ao que diz respeito à eficiência no auxilio de superação de suas necessidades educacionais e sociais.

Vale lembrar, que a psicopedagogia visa a facilitação dos atendimentos para o educando com limitações de origem orgânica ou emocional, portadores de síndromes ou disfunções quando detectadas com sinais de perturbações no processo ensino/aprendizagem, incluindo-os nos grupos ditos “normais” com facilidade em favorecer o processo de acessibilidade à integração social.

Faz-se ressaltar que a avaliação é feita desde o momento que o sujeito em questão é inserido no tratamento. É aceitável sua atuação com livre escolha diante da situações encontradas no meio ambiente, até os movimentos que lhes são propostos como: desenhos livres ou para colorir, jogos lúdicos, páginas com desafios e outros.

Entre em contato

Rua Visconde de Niterói, 1450
Benfica, Rio de Janeiro – RJ
+55 21 3860-9797
agendapestalozzi@gmail.com

Horário de atendimento

Horário de funcionamento administrativo:
2ª a 5ª feira de 08 às 16 horas

Expediente interno :
6ª feira : 08 às 16 horas

Horário de atendimento Equipe multidisciplinar:
2ª a 5ª feira de 08 às 15:30 horas

Últimas notícias